O compartilhamento de dados em mercados imobiliários transparentes e avançados

De acordo com a U.S National Association of Realtors (Associação Nacional dos Corretores de Imóveis dos Estados Unidos), os corretores de imóveis costumavam se reunir regularmente nos escritórios de suas associações (algo semelhante ao nosso CRECI), para compartilhar informações das propriedades que eles estavam tentando vender. Dessa forma, podemos dizer que foram formalizadas as primeiras parcerias imobiliárias no mercado americano, como também surgiram as MLS – Multiple Listing Services (ou Serviços de Listas Múltiplas).

As listas, inicialmente disponíveis apenas para corretores de imóveis e imobiliárias, continham diversas informações sobre os imóveis comercializados. Até hoje, em todo o território americano existem as MLS, como também, em outros países, existem escritórios semelhantes que realizam o mesmo tipo de trabalho.

Com o advento da internet, foi possível reunir todas as informações num único lugar e assim, além de corretores e imobiliárias, pessoas comuns passaram a ter acesso às informações relativas aos imóveis da região de interesse.

Além das informações das MLS, alguns sites especializados passaram a utilizar outras informações, como dados de órgãos públicos, cartório de imóveis, além de informações que podem ser enviadas de forma colaborativa pelos proprietários dos imóveis.

Dessa forma, algumas empresas de tecnologia conseguem informar o real preço transacionado de imóveis, como também estimar o valor de avaliação de centenas de milhares de imóveis por meio de estimativas de preço com uma margem de erro bastante pequena.

Exemplos Reais em Mercados Altamente Transparentes

De acordo com o site Global Property Guide, Paris é a quarta cidade mais cara do mundo, com o preço médio do metro quadrado em U$ 17.277, ou aproximadamente R$ 54 mil reais!

O mundo inteiro quer comprar um apartamento na cidade luz e não por acaso, um metro quadrado a mais ou a menos na área de um imóvel pode fazer toda a diferença.

Os portais imobiliários mais famosos da capital francesa não funcionam apenas como espaço para anúncio de imóveis. Eles disponibilizam ferramentas gratuitas que estimam o preço dos apartamentos de acordo a com a base de dados e informações verificadas em cartórios de imóveis.

No mercado norte-americano, temos portais imobiliários que chegam a receber mais de 36 milhões de visitantes únicos todos os meses!

Neles é possível encontrar anúncios de imóveis separados por várias categorias diferentes como: imóveis novos, leilões de imóveis, corretores e imobiliárias e etc. Também é possível consultar livremente o preço de qualquer imóvel que tenha sido vendido recentemente. Detalhe: os portais chegam a disponibilizar em suas base de dados os detalhes de mais de 12 milhões de vendas realizadas em todo o território Norte-Americano.

InfoProp

A InfoProp é uma plataforma de compartilhamento de transações imobiliárias residenciais. Imobiliárias, corretores, financiadores e incorporadoras possuem acesso à informações verificadas de vendas e locações em nossa plataforma ao compartilhar suas próprias transações.

O Mercado imobiliário brasileiro tem muito a crescer e para que isso ocorra de forma acelerada precisamos nos tornar um mercado mais transparente. Desta forma, iremos não só ter maior interesse por parte dos investidores internacionais, como também trazer mais segurança, fluidez e credibilidade para as negociações imobiliárias.

Junte-se a nós e torne nosso mercado imobiliário mais transparente. Acesse www.infoprop.com.br e cadastre-se em nossa plataforma para ajudar o mercado imobiliário brasileiro a chegar no mesmo nível dos países mais desenvolvidos.