Raio-X InfoProp: Jardim América

Mapa Jardim America

A área conhecida como Jardins é subdivida em quatro bairros: Jardim Paulistano, Jardim América, Jardim Europa e o Jardim Paulista. O Jardim América, tema deste Raio-X InfoProp, fica no perímetro formado pela Av. 9 de Julho, Av. Paulista, Av. Rebouças e a Av. Groelândia.

História do Bairro

A região nobre conhecida como Jardins eram no passado um lugar inóspito e alagado, o caminho pantanoso e cercado por brejos usados por lavadeiras e pescadores que se deslocavam até o rio Pinheiros. Os Jardins surgiram à partir de um revolucionário projeto urbanístico e arquitetônico de moradia da City of São Paulo Improvements and Freehold Land Company Limited, ou Companhia City como é conhecida a mais antiga empresa urbanística em funcionamento em São Paulo. O conceito de bairros-jardins com casas ajardinadas, desenvolvido para os subúrbios da Inglaterra, se tornou sucesso na Europa no início do século 20, e em 1913 começou a ser trazido para o País pela City.

O Jardim América foi o primeiro dos quatro bairros a ser loteado e hoje é cortado por avenidas e ruas com nome de países do continente americano, como Av. Brasil, Rua Estados Unidos, Rua Argentina, Rua México e etc.

O Mais Barato e o Mais Caro:

A transação mais barata cadastrada na plataforma fica no edf. Nancy, situado na Rua Cravinhos, 51. O preço do m² foi de R$ 5.247 em Março de 2018. Já a mais transação foi de R$ 17.527 por m², em Março de 2018, no Edf. Príncipe Grão-Pará, que fica na Rua Bela Cintra, 2080.

Raio-X

Quantidade de Condomínios:

O Jardim América possui 729 condomínios residenciais. Os condomínios ocupam uma área de terreno equivalente a 742.917m² o que representa 30,6% dos 2.420.000m² de todo o bairro.

Os Mais Novos:

No Jardim América, as áreas disponíveis para incorporação de edifícios são cada vez mais restritas. Atualmente existe apenas um empreendimento em fase de lançamento.

Linha do Tempo

Desde 1942 até os dias atuais, foram construídos uma média de 9,5 novos condomínios por ano.

Jardim América - Condomínios Construídos - Acumulado
Em 1970, 98 novos condomínios haviam acabado de ser construídos. Esse ano o período de maior verticalização do bairro. 54% de todos os prédios do Jardim América foram construídos entre 1970 e 1979.

Jardim América - Condomínios Construídos - Ano a Ano

Número de Apartamentos

Os primeiros 10 prédios construídos somam 63 apartamentos. Já os 10 condomínios mais novos, somam 312 apartamentos ao todo. No total, o Jardim América possui 21.180 apartamentos, uma média de 29 unidades por condomínio.

Jardim América - Apartamentos

Andares

Os prédios residenciais do bairro tem uma média de 14,4 andares. 

Entre 1942 e 1952 as casas e edifícios baixos predominavam no Jardim América, cuja média das construções era de apenas 3,4 andares. No últimos 10 anos essa média cresceu para 20,6 andares por condomínio.

Jardim América - Média Andares

O prédio mais alto do bairro, e um dos edifícios residenciais mais altos do Brasil, é o L’Essence Jardins, na rua Haddock Lobo, 1725. Com 35 andares e coberturas duplex, o edifício tem pouco mais de 120 metros de altura e apartamentos de 750m² com 5 dormitórios e 8 vagas de garagem.

L'Essence Jardins

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes externas:

http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,jardins-antes-das-mansoes-havia-o-brejo,10844,0.htm

*Os dados deste artigo tiveram como fonte a base do IPTU da prefeitura de São Paulo e a base de dados do CEP fornecida pelos correios. Estes dados foram compilados e aprimorados pela equipe da InfoProp.