Raio-X InfoProp: Moema Índios

mapa moema índios

Moema Índios é uma sub-divisão de Moema que fica no perímetro formado pela Av. dos Bandeirantes, Av. Ibirapuera, Corredor Norte-Sul e Av. Indianápolis.

História do Bairro

Antigamente, a área que hoje é conhecida por Moema era o Sítio da Traição, uma chácara cortada pelos trilhos de bonde que ligava São Paulo ao então município de Santo Amaro.

Imigrantes ingleses e alemães ocuparam a área e formaram chácaras menores no final do do século XIX. Na década de 1930, o bairro recebeu indústrias e atraiu imigrantes russos e lituanos. Um grande marco para o bairro foi a construção do Shopping Ibirapuera na década de 1970, que atraiu o comércio para a área que até então era predominantemente residencial. O nome Moema foi dado somente em 1987, após um abaixo assinado dos moradores da região. Antes disso, o distrito era conhecido como Indianópolis. A região de Moema Índios fica no entorno do shopping Ibirapuera e possui ruas e avenidas com nomes indígenas, como Tupiniquins, Guaramomis e a própria Avenida Moema.

Diversas transações ocorridas em Moema Índios estão registradas na InfoProp. Podemos citar como exemplo uma transação ocorrida em Agosto de 2017 no edifício Maison Monet, na Av. Divino Salvador, 419, cujo o valor do metro quadrado foi de R$ 13.461,54.

Raio-X

Quantidade de Condomínios:

Moema Índios possui 353 condomínios residenciais.

Os condomínios ocupam uma área de terreno equivalente a 460.816 m² o que representa 25,18% dos 1.830.000 m² de todo o bairro.

Os Mais Novos:

Apesar de ter cada vez menos casas e terrenos disponíveis, Moema Índios é um dos bairros mais procurados pelos incorporadores. Atualmente existem 8 projetos em fase de lançamento, pré-lançamento ou em obras.

Linha do Tempo

Desde 1952 até os dias atuais, foram construídos uma média de 5,3 novos condomínios por ano.

O maior período de verticalização do bairro ocorreu na década de 80, com destaque para o ano de 1988, quando 22 novos condomínios residenciais foram construídos.

Número de Apartamentos

Os primeiros 10 prédios construídos tem ao todo 85 apartamentos. Já os 10 condomínios mais novos, somam 393 apartamentos ao todo. No total, o Moema Índios possui 14.596 apartamentos, uma média de 41,27 unidades por condomínio.

Andares

Os prédios residenciais do bairro tem uma média de 16,2 andares.

Entre 1952 e 1962, a média era de apenas 3,3 andares e esse número foi crescendo gradativamente. Os edifícios construídos nos últimos 10 anos tem uma média de 20,5 andares.

Destaque para o prédio mais alto do bairro: o Ornato Moema, que fica na Alameda dos Jurupis, 777. Construído em 2009, o condomínio é composto por uma torre de 29 andares.

ornato - jurupis 777 - moema índios

Fontes externas:

http://patrimoniohistorico.prefeitura.sp.gov.br/a-modernidade-arquitetonica-que-floresceu-e-se-consolidou-na-vila-mariana-moema-e-saude/

*Os dados deste artigo tiveram como fonte a base do IPTU da prefeitura de São Paulo e a base de dados do CEP fornecida pelos correios. Estes dados foram compilados e aprimorados pela equipe da InfoProp.