Raio-X InfoProp: Vila Nova Conceição

Raio-X InfoProp: Os principais bairros de São Paulo

Destrinchamos os dados de edifícios residenciais cadastrados na base do IPTU da prefeitura de São Paulo e no CEP dos Correios para apresentar a série de artigos “Raio-X InfoProp: Os principais bairros de São Paulo.”

Além de várias curiosidades e fatos interessantes, os números mostram o retrato de cada bairro e podem ser bastante úteis para quem quer comprar, vender ou alugar um imóvel na capital paulista.

O primeiro artigo da série é sobre a Vila Nova Conceição.

Vila Nova Conceição

    

De acordo com profissionais do mercado imobiliário da região, a Vila Nova Conceição é toda a área que fica entre Av. Santo Amaro, Av. República do Líbano, Av. Hélio Pelegrino e uma das avenidas do complexo Ayrton Senna.

 História do Bairro

Colada ao que se tornaria o principal parque da cidade, o Ibirapuera, uma fazenda chamada Santa Maria foi loteada no ano de 1936 e assim surgiu um novo bairro em São Paulo: a Vila Nova Conceição.

Na década de 1950, quando a capital paulista crescia em ritmo acelerado e o centro da cidade já estava populado por prédios, a Vila Nova Conceição era um bairro tranquilo e bastante arborizado, ainda cortado por riachos que mais tarde foram enterrados por grandes avenidas que surgiram, como a Avenida Santo Amaro, o complexo viário Ayrton Senna e a Hélio Pellegrino. Em 1954, o Parque Ibirapuera havia sido inaugurado, tornando o bairro um lugar cada vez mais procurado para a construção de novas residências.

Anos mais tarde, vários fatores foram essenciais para tornar a Vila Nova Conceição um bairro bastante cobiçado pelos paulistanos. A proximidade do centro, de outros bairros importantes e das principais avenidas da cidade, somada à toda área verde das ruas e do parque Ibirapuera foram os ingredientes ideias para construtoras e incorporadoras lançarem projetos imobiliários cada vez mais modernos e exclusivos. Hoje, diversos prédios do bairro estão entre os empreendimentos com maior preço por metro quadrado do Brasil.

Contudo, prédios mais antigos possuem uma precificação bem diferente. Na base da dados da InfoProp dos imóveis vendidos a partir do ano de 2017, o mais barato, no edf. Villa D’este, saiu por R$ 6.365,00 o metro quadrado. Já o mais caro, no edf. Palazzo Merano, foi vendido por R$ 27.964,00 o metro quadrado.

Raio X

Quantidade de Edifícios:

O bairro da Vila Nova Conceição possui 214 edifícios residenciais.

Os prédios ocupam uma área de terreno equivalente a 331.445 m² o que representa 30,68% dos 1.080.000m² de todo o bairro.

Os mais Antigos:

Um dos primeiros edifícios residenciais construído na Vila Nova Conceição foi Edifício Bienal.
Construído em 1954, mesmo ano de inauguração do parque Ibirapuera, o Edf. Bienal fica situado na rua João Lourenço, 797. Tem 3 pavimentos, ocupa uma área de 260m² de terreno e tem 764m² de área construída, dividido em 9 apartamentos. Hoje o edifício é de uso misto e encontra-se em estado médio de conservação.

Os mais Novos:

Ao lado do Edfício Bienal, o edf. JL Life by Design da Setin Incorporadora está em construção. A previsão de entrega está para Julho de 2019.

Linha do Tempo

Desde 1954 até os dias atuais, foram construídos uma média de 3,3 novos prédios por ano.

As décadas de 1970 e 1980 tiverem recordes de novos prédios construídos, com 11 e 13 novos edifícios residenciais em 1970 e 1988, respectivamente.

Número de Apartamentos

Os primeiros 10 prédios construídos tem ao todo 43 apartamentos. Já os 10 prédios mais novos, somam 539 apartamentos ao todo.

No total, o Bairro de Vila Nova Conceição possui 6014 apartamentos, uma média de 28,1 unidades por edifício.

Andares

Cada vez mais alto!

Os prédios residenciais do bairro tem uma média de 17,2 andares por edifício.

Entre 1954 e 1964, a média era de apenas 5 andares e esse número foi crescendo gradativamente. Os edifícios construídos nos últimos 10 anos tem uma média de 26,4 andares.

Destaque para o edf. Walk Vila Nova, na rua Afonso Brás, 747, construído em 2008, que é o prédio mais alto do bairro, com 30 andares.

Fontes externas:

http://www.arquivo.arq.br/edificio-bienal
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,a-historia-da-vila-nova-conceicao,1801463

*Os dados deste artigo tiveram como fonte a base do IPTU da prefeitura de São Paulo e a base de dados do CEP fornecida pelos correios. Estes dados foram compilados e aprimorados pela equipa da InfoProp.