Entenda por que imóveis no Brasil demoram muito tempo para serem vendidos

imóvel encalhado - navio
O tempo médio para se vender um imóvel no Brasil chegou a ser de 480 dias em 2017, segundo a ABRAINC

Você já ouviu falar de alguém que está com o imóvel “encalhado”?

 

Aquele amigo, parente ou até um cliente que está há meses ou anos tentando vender um imóvel, mas ainda não conseguiu encontrar nenhum interessado na compra?

 

Acredite: o tempo médio para se vender um imóvel no Brasil em 2017 chegou a ser de 480 dias, isso é: 1 ano e 4 meses!

 

Esse dado é da ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

 

Já nos Estados Unidos, o tempo médio para venda de um imóvel foi de 68 dias em 2018¹. No Reino Unido, embora passe por várias incertezas sobre sua economia diante da indefinição se fica ou não na União Européia, o número é parecido: Apenas 72 dias².

 

Qual é a diferença do Brasil para os Estados Unidos e Reino Unido quando o assunto é velocidade de vendas de imóveis?

 

Entre outros fatores, a principal  diferença está nos dados e ferramentas utilizadas por corretores e imobiliárias para mostrar com clareza qual é o valor de mercado dos imóveis dos clientes deles.

 

Enquanto lá fora, os corretores de imóveis enviam Análises Comparativas de Mercados com base em informações sobre o valor fechado de outros imóveis vendidos recentemente na região, aqui no Brasil, até pouco tempo atrás, ninguém tinha acesso confiável à essas informações.

 

As informações sobre o valor fechado são essenciais neste processo de avaliação. As vias de cartório deixam a informação muito cara, impossibilitando os profissionais do mercado imobiliário a acessar uma base dedados com os valores fechados das vendas. Já as prefeituras dificilmente liberam as informações do ITBI.

 

O que resta ao mercado é se basear em valores de anúncios, que em grande parte não refletem o valor de mercado dos imóveis com a devida precisão.

 

De acordo com um levantamento realizado por nós da InfoProp, cerca de 70% dos imóveis à venda nos principais bairros de São Paulo estão anunciados por preços pelo menos 10% acima do valor de mercado.

 

Com o mercado repleto de produtos sobre valorizados, não seria de se esperar que os imóveis fossem vendidos rapidamente.
Fechamentos x Anúncios - Lord's Residence Rua Tucuna, 930 - Pompéia, São Paulo
Apartamentos neste condomínio tem a média do preço dos anúncios pelo menos 25% maior do que o valor de mercado.

Este cenário pode e deve ser mudado

Ao decidir vender um imóvel, os proprietários precisam de uma boa consultoria para que não tenham dúvidas em relação às seguintes perguntas:

 

  1. Qual é o valor médio do m2 de imóveis similares ao meu que foram vendidos recentemente na minha região?
  2. Se eu anunciar por um valor acima do valor de mercado, potenciais compradores irão comprar o meu imóvel ou do vizinho que está mais barato?
  3. Estarei fazendo um bom negócio ao demorar muito tempo para vender o meu imóvel?

 

A InfoProp surgiu para ajudar os profissionais do mercado imobiliário a encontrar essas informações, empoderando o corretor de imóveis com dados de mercado para criar confiança e credibilidade nas suas avaliações com seus clientes.

 

Ao avaliar os imóveis utilizando o valor fechado de vendas recentes como referência, os corretores e imobiliárias conseguem reduzir o número de imóveis da base que estão acima do preço. Naturalmente, ao trabalhar com mais produtos que estejam dentro do preço de mercado, imobiliárias e corretores conseguem aumentar a velocidade de vendas dos imóveis.

 

Por meio de uma plataforma para consulta de informações de fechamentos e com ferramentas de inteligência de marketing, a InfoProp tem ajudado centenas de imobiliárias e milhares de corretores a fecharem mais negócios.

 

Fontes: